+55 (11) 3135-2000

Entre em contato

Solicite um orçamento

EnglishPortuguese

O que Datacenter Tier 3?

Datacenters Tier 3 se tornaram praticamente um padrão de mercado no Brasil quando se refere à qualificação técnica de data centers. Baseado em normas internacionais da certificação TIER, essa norma classifica os datacenters em até 4 categorias: Tier 1 até Tier 4.
As categorias Tier 1 e 2 praticamente não são mais usadas, sendo que a Tier 3 é a mais comum. Tier 3 se refere a um conjunto de exigências que um datacenter precisa cumprir: possuir equipamentos redundantes de energia elétrica, no breaks, refrigeração, segurança de acesso físico, conexões de internet redundantes, entre outras. Quanto maior o nível do Tier, maior o seu grau de proteção.

  O Brasil tem cerca de 60 data centers tier 3 espalhados pelo Brasil, em sua ampla maioria nas regiões Sul e Sudeste. Dentre elas, três empresas se destacam pela quantidade de data centers que possuem: Equinix, Odata e Ascenty. Inclusive, as grandes clouds públicas (AWS, Azure, Google, etc) normalmente operam dentro de uma destas empresas. Elas sub-contratam estes data centers em diversas regiões do mundo pois fica mais barato para elas do que construir seus próprios datacenters.

  No início, data centers tier 3 eram usados apenas pelas grandes clouds públicas ou grandes empresas. Com o passar do tempo, tem se tornado mais frequente empresas menores migrarem sua infraestrutura para um datacenter tier 3, conhecido como colocation: o hardware próprio da empresa, mas hospedado dentro de um datacenter tier 3.

  O principal motivo dessa mudança: redução de custo. Ao invés da empresa ter que cuidar de seu próprio datacenter (e assumir os custos de energia elétrica, refrigeração, nobreaks, segurança física, etc), ela “aluga” um espaço dentro de um datacenter que já tem tudo isso e paga uma mensalidade por esse serviço.

  A Dmstor/Aginet trabalha com alocação de espaços dentro de datacenters a partir de apenas 1U de espaço em rack, fornecendo serviços adicionais como link de internet, backup com dupla proteção (disco e fita). Sem contratos com tempo mínimo ou multas por cancelamento. Fale com um de nossos consultores técnicos para conhecer melhor sobre esse serviço.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Comente o que achou:

Ultimas Notícias:

Tour ManageEngine 

Tivemos a oportunidade de visitar o escritório dos nossos parceiros da @manageenginebr fomos calorosamente recebidos, e juntos discutimos sobre as suas soluções. Foi um prazer

Leia Mais »

O que é Colocation?

Também denominado como housing, o Colocation é considerado uma modalidade  de terceirização de infraestrutura de data centers, onde é disponibilizado a locação de um espaço

Leia Mais »